Taiwan anuncia terceira fase de programa espacial que prevê pousar na lua

O governo daquele país asiático irá lançar seis satélites ainda antes de chegar à superfície lunar

Taiwan anunciou o início da terceira fase de seu programa espacial, que inclui o lançamento anual de um satélite e a lua como meta final, informaram esta sexta-feira os media locais.

O Ministério da Ciência e Tecnologia informou que o objetivo de pousar na Lua será precedido pelo lançamento de seis satélites. O primeiro passo sério do programa espacial passa por colocar um satélite em órbita ao redor da lua e o segundo para explorar formas de um satélite alunar.

Taiwan vai procurar estabelecer colaborações com instituições estrangeiras, dos EUA e de outros países, para acelerar o desenvolvimento de seu programa espacial, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Chen Liang-gee, durante uma conferência de imprensa.

A terceira fase do programa espacial de Taiwan será realizada pelos Laboratórios Nacionais de Pesquisa Aplicada e pela Organização Nacional do Espaço, durante um período de dez anos, acrescentou.

A Ilha Formosa não pretende entrar numa competição aeroespacial em larga escala com a China, garantiu o diretor-geral da Organização Espacial Nacional, Chun-Liang Lin, citado pela plataforma online DigitalTimes, de Taiwan.