George W. Bush diz que a imigração é uma bênção

O ex-presidente George W. Bush teceu um elogio aos imigrantes, mas também lembrou a importância da fronteira com o México.

O homem que foi presidente dos Estados Unidos entre 2001 e 2009 defendeu o papel dos imigrantes na sociedade norte-americana. Durante uma cerimónia de naturalização por si presidida, no centro presidencial com o seu nome, em Dallas, W. Bush destacou a importância das pessoas que chegam ao país.

"Os representantes eleitos dos Estados Unidos têm o dever de regular quem entra e quando entra. Ao cumprir essa responsabilidade, ajuda a lembrar que a história da imigração americana nos fez quem somos. Entre todas as complicações da política, que nunca esqueçamos que a imigração é uma bênção e uma força", disse.

O homem que liderou a "guerra ao terror" com intervenções militares no Iraque e no Afeganistão defendeu também a adoção de políticas de imigração "justas" e " corretas". No entanto, defendeu que qualquer reforma nessa área tem de começar com o "reconhecimento de uma responsabilidade clara na fronteira".

"As fronteiras não são arbitrárias, e elas precisam de ser respeitadas, bem como os homens e as mulheres dos serviços de imigração e da Patrulha de Fronteiras", disse Bush.

As declarações deste republicano contrastam com a mensagem do atual presidente Donald Trump, mas também com as de muitos democratas críticos do policiamento na fronteira com o México.

As autoridades detiveram 66 mil migrantes na fronteira sul só em fevereiro, o número mais alto numa década.

Exclusivos

Premium

Betinho

Betinho: "NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus à seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.