Túnel entre EUA e México tinha carris e entrada disfarçada por contentor
As autoridades dos Estados Unidos anunciaram na quarta-feira a descoberta de um túnel entre San Diego, na Califórnia, EUA, e Tijuana, no México. O túnel servia para tráfico de droga e uma das entradas, no lado norte-americano, estaria coberta com um contentor do lixo, segundo o The Guardian.
De acordo com as autoridades, o túnel - com 800 metros de comprimento e apenas um metro de largura - estava equipado com um sistema de carris para facilitar o transporte das mercadorias, tinha iluminação e ventilação. Ligava uma casa em Tijuana a um terreno em San Diego, onde alegadamente funcionava uma empresa de paletes de madeira. A entrada em Tijuana fazia-se a partir de uma casa, onde fora instalado um elevador - dentro de um armário - que descia para a passagem subterrânea. Já do lado norte-americano, a entrada estava disfarçada com um contentor do lixo.
[youtube:OP3wV2u2Wxw]
Esta é a 13.ª passagem secreta sofisticada encontrada entre a fronteira do México e a Califórnia desde 2006, a terceira na mesma rua em San Diego, que é paralela a uma área residencial do outro lado da fronteira.
"É a toca de um coelho. Acho que é um pouco engenhoso e algo diferente do que já tenhamos visto", disse Laura Duffy, procuradora dos EUA.
[artigo:2663930]
Os investigadores não sabem quando o túnel foi terminado e os moradores garantem que chegaram a assistir às transações de paletes no terreno norte-americano. A investigação começou no outono passado, depois de os agentes na fronteira terem observador movimentos suspeitos.
A operação resultou em seis detenções, na passada sexta-feira: um americano, dois cubanos e três mexicanos.