"Conciliador" e "humanitário". Obama e Catarina Furtado homenageiam Kofi Annan

Apresentadora portuguesa é embaixadora da ONU e destaca momento em que conheceu antigo secretário-geral

"Partiu um homem que trabalhou verdadeiramente pela promoção dos Direitos Humanos." Assim começa o texto que a apresentadora Catarina Furtado escreveu no Facebook de homenagem ao ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, que morreu este sábado, aos 80 anos.

A também embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a População recorda o momento em que conhece o "homem conciliador, carismático e dedicado". "Foi em Nova Iorque, quando recebi o convite para ser Embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) que pude conversar com Kofi Annan e outros embaixadores da ONU. Aparentemente tímido, não deixou de me incentivar na minha missão!"

A rede social Facebook foi também o palco escolhido pelo antigo presidente dos EUA Barack Obama para lamentar a morte do prémio Nobel da Paz. Era "um diplomata e humanitário, que encarnou a missão das Nações Unidas como poucos" escreveu, na publicação onde partilha uma fotografia com Kofi Annan.

Barack Obama elogiou ainda a "integridade, persistência, otimismo" e o facto de nunca ter deixado de "procurar um mundo melhor".

Ler mais

Exclusivos