"Colete amarelo" lusodescendente perdeu visão de um olho. "Macron, a justiça vai fazer-te pagar"
"Acabo de sair de uma consulta com o médico. Ele disse-me que não voltarei a ver, acabou-se. Não há nada a fazer".
Falando à France Info, o lusodescendente Jérome Rodrigues, uma das figuras mais mediáticas nos "coletes amarelos", confirmou assim ter perdido a vista no olho direito. Algo que resultou de confrontos com a polícia numa das inúmeras manifestações em que participou.
Ao todo, os confrontos dos "coletes amarelos" com as autoridades terão resultado em onze mortes e mais de 1700 feridos, sendo o lusodescendente um deles. Nas forças de segurança ter-se-ão registado cerca de mil feridos.
Na sua página pessoal no Facebook, Jérome Rodrigues deixou a promessa ao Presidente francês: "Macron, a justiça vai fazer-te pagar! Por mim e por todos os outros feridos. Não descansarei!"
Jérome Rodrigues foi ferido em Paris, em 26 de janeiro, durante confrontos entre "coletes amarelos" e forças de segurança.
A polícia francesa tem sido acusada de usar armas "com risco desproporcionado" e força excessiva contra os manifestantes. "O uso de balas de borracha, granadas sting-ball e gás lacrimogéneo contra protestos sobretudo pacíficos que não ameaçam a ordem pública tem sido documentado, evidenciando o uso de força excessiva pela polícia", refere um comunicado da Amnistia Internacional. "Testemunhos de vítimas e de testemunhas oculares e vídeos analisados pela Amnistia Internacional demonstram que a polícia usou balas de borracha, disparando sobre multidões, de forma imprópria. Lançaram também granadas sting-ball, que nunca devem ser usadas em situações de controlo de ordem pública."