Camionista evita por centímetros atropelar uma criança na Noruega

Imagens são arrepiantes. Condutor evitou atropelamento no limite

As imagens foram captadas graças à câmara de um camionista que seguia na estrada, na Noruega, atrás do autocarro escolar: o condutor parou quando o autocarro se deteve para deixar sair as crianças, que parecem todas encaminhar-se para uma passagem subterrânea, exceto duas que se afastam do grupo.

Dois dos alunos são então apanhados pela câmara a tentar cortar caminho pela estrada, opção que quase lhes custou a vida, não fossem os reflexos do motorista do camião que vinha em sentido contrário.

O motorista consegue travar a tempo, mas para bruscamente a meros centímetros de uma das crianças, que acaba por correr na frente do pesado, enquanto a outra se detém a meio da estrada e volta para trás.

Um enorme susto, tanto para o condutor do camião que quase atropelou as crianças como para os menores, sem esquecer o motorista do camião que assistiu a tudo e divulgou as imagens nas redes sociais.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

Globalização e ética global

1. Muitas das graves convulsões sociais em curso têm na sua base a globalização, que arrasta consigo inevitavelmente questões gigantescas e desperta paixões que nem sempre permitem um debate sereno e racional. Hans Küng, o famoso teólogo dito heterodoxo, mas que Francisco recuperou, deu um contributo para esse debate, que assenta em quatro teses. Segundo ele, a globalização é inevitável, ambivalente (com ganhadores e perdedores), e não calculável (pode levar ao milagre económico ou ao descalabro), mas também - e isto é o mais importante - dirigível. Isto significa que a globalização económica exige uma globalização no domínio ético. Impõe-se um consenso ético mínimo quanto a valores, atitudes e critérios, um ethos mundial para uma sociedade e uma economia mundiais. É o próprio mercado global que exige um ethos global, também para salvaguardar as diferentes tradições culturais da lógica global e avassaladora de uma espécie de "metafísica do mercado" e de uma sociedade de mercado total.