Apoiantes de Trump confiam mais nele do que na família ou amigos

91% dos inquiridos por um estudo divulgado pela CBS News escolheram o presidente americano como sendo a fonte mais credível

Os apoiantes de Donald Trump confiam mais nas informações dadas pelo presidente dos Estados Unidos do que na sua sua família ou amigos. Esse é o resultado de uma sondagem realizada pela estação de televisão americana CBS News junto de duas mil pessoas, que foram questionadas sobre quem procuram para obter informações seguras.

De acordo com este estudo, 91% dos mais fortes seguidores de Trump escolheram o presidente como fonte mais credível, sendo que desses apenas 63% também mencionaram a família e os amigos. Destes inquiridos, apenas 11% mencionaram os principais meios de comunicação americanos.

A confiança dos americanos nos media atingiu o seu ponto mais baixo desde setembro de 2016, dois meses antes da eleição de Trump. Aliás, de acordo com os dados divulgados pela CBS News, desde essa altura o nível de confiança tem-se mantido sempre num nível baixo, algo que até terá explicação no facto de o presidente dos Estados Unidos ter sempre dito para que confiassem nele acima de toda a gente.

Donald Trump continua, entretanto, muito popular entre os Republicanos, recolhendo a aprovação de 87% junto dos inquiridos sobre o seu trabalho na presidência americana, ao passo que a aceitação junto dos Democratas recolhe apenas 8%.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.