Independência da Índia celebrada em Lisboa

Cerca de 200 membros da comunidade indiana em Portugal celebraram os 70 anos da independência do seu país na residência da embaixada, em Lisboa
Publicado a
Atualizado a

O Encarregado de Negócios Amararam Gujar hasteou a bandeira da Índia diante de cerca de 200 membros da comunidade reunidos na residência da embaixada em Lisboa para assinalar os 70 anos da independência do país.

"Este ano, o Dia da Independência é muito especial. Não só se celebra o 70.º Aniversário da independência da Índia como este dia é comemorado pouco mais de um mês após a visita do primeiro-ministro Narendra Modi a Portugal, em junho. A visita do senhor primeiro-ministro foi a primeira visita bilateral a Portugal levada a cabo por um primeiro-ministro Indiano e decorreu menos de seis meses após a visita do primeiro-ministro António Costa à Índia, em janeiro deste ano", recordou o diplomata.

Destacando a cooperação entre Índia e Portugal em áreas como "espaço, nanotecnologia, biotecnologia, Ensino Superior e Investigação Cientifica, startups, IT e eletrónica, juventude e desporto, cultura, defesa, ciências do mar, energia renovável e agricultura", Amararam Gujar lembrou ainda que a economia indiana deve crescer 7,2% este ano e que as previsões apontam para 7,7% em 2018-19.

No dia em que a Índia celebra o fim do domínio colonial britânico, as duas centenas de convidados assistiram ainda a canções patrióticas e a uma atuação de artistas locais.

Em Nova Deli, nos grandes festejos das sete décadas de independência, Modi prometeu acabar com a corrupção e manter a boa governação, apelando ao povo para ajudá-lo a construir uma próspera e unida "nova Índia".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt