Futuro Centro Presidencial Obama vai ser construído em Chicago

Construção arranca em 2017. Centro Presidencial Obama tem um orçamento de 500 milhões de dólares e deve abrir portas em 2020

A Fundação Obama, do Presidente dos Estados Unidos da América, anunciou na sexta-feira que o histórico parque Jackson, no seio da comunidade negra de Chicago, acolherá o futuro Centro Presidencial Obama.

O centro ficará localizado "no coração de uma comunidade que muito significa" para Barack Obama e para a sua mulher, Michelle Obama, e muito perto da residência do casal em Chicago, segundo um comunicado da fundação.

"Eu e a Michelle estamos encantados que seja [construído] no parque Jackson, um lugar histórico e com uma rica herança cultural", afirmou Barack Obama, citado na mesma nota.

O parque fica em frente do lago Michigan e foi desenhado pelo paisagista Frederick Law Olmsted, albergando atualmente o Museu de Ciência e Indústria da cidade.

Caberá aos arquitetos norte-americanos Tod Williams e Billie Tsien liderar a equipa que desenhará o centro.

O Centro Presidencial Obama tem um orçamento de 500 milhões de dólares norte-americanos (perto de 450 milhões de euros) e consiste num complexo que incluirá um museu, uma biblioteca, um instituto académico e os escritórios da Fundação Obama.

O centro albergará documentos e objetos relacionados com a presidência de Barack Obama.

A construção começará depois de Obama deixar a Casa Branca, em janeiro de 2017, devendo o centro abrir portas em 2020 ou 2021.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG