Eduardo Bolsonaro publica fotografia falsa de Greta Thunberg

Provável futuro embaixador do Brasil em Washington, indicado pelo pai, o presidente Jair Bolsonaro, usa montagem que substitui paisagem de árvores por crianças negras e faz legenda irónica, também com base em informação falsa.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, provável futuro embaixador do Brasil nos EUA por indicação do seu pai, o presidente da República Jair Bolsonaro, usou uma imagem e uma legenda falsas para atacar a ativista ambiental sueca Greta Thunberg na rede social Twitter.

Na montagem, Thunberg come confortavelmente num comboio enquanto crianças negras observam da janela. A imagem foi alterada a partir de uma publicação de Thunberg noutra rede social, o Instagram, em janeiro, em que a ativista de 16 anos aparece, de facto, a almoçar num comboio. Contudo, a paisagem na janela é de apenas algumas árvores e não das crianças da fotografia falsa.

"Vocês roubaram minha infância... disse a garota financiada pela Open Society de George Soros", é a legenda escolhida por Eduardo Bolsonaro para ilustrar a imagem alterada.

A ligação de Thunberg a Soros também é falsa - de uma imagem dela com Al Gore, o antigo vice-presidente dos EUA e ativista ambiental, foi feita uma montagem dela com o empresário em causa.

Exclusivos