Dois estrangeiros detidos na Turquia por ligações ao ataque em Istambul
Duas pessoas foram detidas no aeroporto de Ataturk, em Istambul
A polícia turca deteve dois cidadãos estrangeiros no principal aeroporto de Istambul, o aeroporto de Ataturk, por ligações com o ataque na discoteca Reina, que fez 39 mortos na noite de passagem de ano.
A notícia está a ser avançada pela televisão turca NTV, citada pela agência Reuters.
As duas pessoas, cujas nacionalidades não foram divulgadas, foram interpeladas à entrada do terminal de partidas internacionais e levadas para o quartel-general da segurança de Istambul, segundo a agência.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
As duas detenções elevam a 16 o número de pessoas colocadas em prisão preventiva no âmbito da investigação ao ataque, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico e cujo autor conseguiu fugir.
As autoridades lançaram uma vasta operação de "caça ao homem" para encontrar o atacante que abriu fogo na Reina, descrita como uma célebre e exclusiva discoteca da noite de Istambul. O ataque fez 39 mortos, entre os quais vários estrangeiros.
Autor identificado
O autor do atentado de Istambul terá sido identificado pelas autoridades: ainda que a informação não tenha sido confirmado de forma oficial, a imprensa turca avança esta terça-feira que se trata de Iakhe Mashrapov, um homem de 28 anos natural do Quirguistão, que continua a monte.
De acordo com os dados recolhidos pelos investigadores, e citados pela imprensa internacional, o atirador que matou 39 pessoas em Istambul entrou na Turquia depois de ter estado na Síria, onde combateu ao lado dos 'jihadistas' do Estado Islâmico. O diário turco Hurriyet admite que essa passagem pela Síria ter-lhe-á dado treino e conhecimento suficiente sobre armas de fogo para concretizar o ataque à discoteca Reina: o homem terá sido selecionado para ser o responsável pelo tiroteio e disparou 120 balas, das quais só 28 falharam o alvo.
Terá chegado a Knoya, no sul da Turquia, em novembro, com a mulher e os dois filhos, para "não atrair atenções".