Doença misteriosa está a matar dezenas de cães na Noruega

Animais apresentavam os mesmos sintomas mas ainda não há confirmação, por parte dos veterinários, do que se trata ao certo.

Nas últimas semanas uma doença cujos veterinários desconhecem a origem, tem vindo a matar dezenas de cães por toda a Noruega.

Segundo o jornal britânico The Guardian , pelo menos 25 cães já morreram na sequência de doença desconhecida. As autoridades pedem à população que mantenha os seus animais de estimação longe do contacto com outros cães até que sejam descobertas as causas das mortes.

A Autoridade de Segurança Alimentar da Noruega informou que no fim de semana adoeceram 10 cães, dos quais quatro já morreram. A maioria dos casos foram detetados na capital da Noruega, em Oslo. No entanto, a doença já foi detetada em 14 dos 18 municípios do país.

De acordo com a BBC , os animais tinham sintomas como diarreia ou vómitos. Apesar de terem sido encontradas duas bactérias suspeitas nas autópsias, o Instituto Veterinário não clarifica se tais bactérias terão sido a causa das morte dos animais.

O porta-voz da Autoridade de Segurança Alimentar da Noruega, Ole-Herman Tronerud afirma que "é uma situação muito complicada para os cães". "Ainda não sabemos se se trata de um caso isolado ou de uma doença contagiosa".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG