Coreias vão avançar com projeto para ligar ferrovia e rede viária

Os dois países vão discutirem a redução das tensões nas fronteiras e criarem um comité militar em conjunto

As duas Coreias acordaram realizar um evento inédito no final de novembro ou início de dezembro relacionado com um ambicioso projeto para ligar as redes férreas e viárias, informou esta segunda-feira o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

A Coreia do Norte a Coreia do Sul concordaram também em realizar conversações militares para discutir a redução das tensões nas fronteiras e a criação de um comité militar conjunto destinado a manter a comunicação, bem como a evitar crises e eventuais confrontos acidentais.

As Coreias acordaram ainda em prosseguir conversações entre as autoridades desportivas no final de outubro para discutir planos de enviar equipas combinadas para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 e mesmo fazer um esforço para garantirem a organização conjunta dos Jogos de Verão de 2032.

As duas Coreias decidiram também promover reuniões da Cruz Vermelha em novembro, de forma a organizarem encontros por videoconferência entre familiares idosos separados pela Guerra da Coreia (1950-1953).

Exclusivos