A ementa da cimeira: Panqueca de batata suíça para Kim Jong-un

Foram divulgados os pratos do encontro entre as coreias. Ao líder norte-coreano será servido um prato do país onde terá crescido: a Suíça

A cimeira da próxima sexta-feira que vai juntar Kim Jong-un a Moon Jae-in é a primeira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul desde 2007. E parece que a parte do sul da península coreana quer agradar ao estômago do líder norte-coreano.

Apesar de nunca ter sido confirmado, são muitos os relatos de que Kim Jong-un estudou e passou a infância na Suíça. Assim, no meio dos muitos pratos que têm origem em ambas as coreias, surge uma panqueca de batata de estilo suíço, muito semelhante a um rösti, prato helvético.

O governo sul-coreano, que mostrou no Facebook os pratos que vão ser servidos, referiu também que irá existir também Munbaeju, um licor originário da Coreia do Norte mas que é agora feito no sul.

Por seu lado, Moon Jae-in irá comer um peixe típico da zona onde cresceu, Busan, na Coreia do Sul.

E numa cimeira em que se deposita esperança para que se alcance uma relação mais tranquila entre as coreias, não podia faltar algo que refletisse isso mesmo: para sobremesa, uma mousse de manga que terá um mapa de uma coreia unida.

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.