"Como se atrevem?" Greta Thurnberg aplaudida em Denver

A jovem ativista sueca foi a uma manifestação pelo clima em Denver, nos Estados Unidos. "How dare you?", repetiram entusiasmados os manifestantes. Veja o vídeo

Em viagem pelos Estados Unidos, para participar em diferentes iniciativas pelo clima, Gretta Thurnberg esteve esta sexta-feira na cidade de Denver, numa manifestação contra as alterações climáticas, cujos participantes a aplaudiram com entusiasmo.

Numa mensagem de 12 minutos perante uma multidão de milhares de pessoas, a jovem ativista repetiu a ideia de que, se os políticos não agirem já, ninguém poderá parar os jovens na luta contra as alterações climáticas.

"Nós dizemos-lhes que se eles não o fizerem, fá-lo-emos nós", afirmou Greta, que chegou a estar em primeiro lugar nas apostas para o Nobel da Paz 2019 - ganhou o segundo favorito, o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed pelos seu trabalho decisivo para resolver o conflito com a vizinha Eritreia.

"O mundo está a levantar-se e nós somos a mudança. A mudança está a chegar quer queiram, quer não", disse a jovem ativista, que não deixou de repetir em Denver, uma vez mais, a sua pergunta indignada para políticos: "How dare you?" ("Como se atrevem?").

Os manifestantes aplaudiram-na e repetiram em coro as suas palavras, em jeito de palavra de ordem.

Antes da manifestação em Denver, Greta Thurnberg já tinha participado esta semana noutras iniciativas idênticas numa reserva índia em Dakota do Norte, em Rapid City e noutra reserva índia em Dakota do Sul.

Exclusivos