10 agosto 2018 às 09h45

Cheias no sul de França já obrigaram ao resgate de 1 600 campistas

Chuvas torrenciais fizeram transbordar rios e ribeiros e obrigaram a socorrer 1600 pessoas no sul de França

Lusa

Centenas de socorristas apoiados por helicópteros já resgataram 1 600 pessoas em acampamentos no sul de França, surpreendidas por cheias rápidas provocadas por chuvas torrenciais que fizeram transbordar rios e ribeiros, adiantou o ministro do Interior francês.

A região mais afetada foi a de Gard, onde 750 pessoas foram resgatadas, 119 das quais crianças, muitas delas alemãs, que foram retiradas do seu acampamento em Saint-Julien-de-Peyrolas, disse o ministro do Interior, Gerard Collomb.

As equipas de busca, que incluem mergulhadores, procuraram um homem alemão de 70 anos dado como desaparecido, que terá sido arrastado pela água quando se encontrava dentro da sua carrinha, ainda que não haja confirmação oficial, segundo as autoridades, que se encontrava dentro do veículo.

Quatro crianças alemãs foram hospitalizadas em Bagnols-sur-Ceze por hipotermia, encontrando-se entre o total de 10 pessoas hospitalizadas com ferimentos ligeiros, adiantou a polícia militar francesa (Gard Gendarmerie) na sua página na rede social Facebook, citada pela Associated Press (AP).

Mais de 400 bombeiros e 'gendarmes', muitos enviados de outras regiões, ajudaram nas evacuações, recorrendo a helicópteros para localizar os acampamentos e ocasionalmente nos resgates.

Várias estradas na região permaneciam cortadas ao início da noite.

As autoridades adiantaram que a água levaria algum tempo a recuar, apelando às pessoas para que se mantivessem vigilantes.