As 23 perguntas no questionário para ser jihadista

Documentos recém-revelados mostram as questões feitas aos recrutas do Estado Islâmico. Do tipo de sangue ao nível de obediência

Dos documentos recém-revelados por meios de comunicação britânicos e alemães, que alegadamente contêm informação interna do grupo terrorista Estado Islâmico e fazem referência aos dados de mais de 22 mil combatentes da organização, constam formulários com 23 pontos que servem para caracterizar cada jihadista. Leia todas as questões abaixo.

Os formulários, escritos em árabe, contém informação de jihadistas de 40 países, muitos dos quais originários da Arábia Saudita, da Tunísia, de Marrocos e do Egito, mas incluindo também dezenas de combatentes com nacionalidades europeias. As 23 questões sobre cada jihadista, que vão desde o seu tipo de sangue até a um espaço reservado para a data e local da sua morte, podem ajudar a perceber melhor o funcionamento do grupo que controla parte da Síria e do Iraque e organiza ataques terroristas por todo o mundo.

Os documentos estão cobertos com marcas de água associadas ao Estado Islâmico e terão entre dois e três anos. A televisão britânica Sky News afirmou que os documentos foram obtidos da mão de um antigo combatente do Estado Islâmico que os roubou numa drive USB.

Alguns peritos citados pela BBC expressaram ceticismo acerca da autenticidade dos documentos, dizendo que a terminologia utilizada não é sempre a mais habitual e que os documentos não são consistentes entre si.

As 23 questões que surgem nos formulários são as seguintes:

1. Nome

2. Nome de combatente

3. Nome de solteira da mãe

4. Tipo de sangue

5. Data de nascimento e nacionalidade

6. Estado civil

7. Morada e local de residência

8. Nível de educação

9. Nível de compreensão da lei 'sharia'

10. Emprego anterior

11. Países por onde viajou

12. Área por onde deu entrada [na zona controlada pelo Estado Islâmico]

13. Quem o recomendou

14. Data de entrada

15. Experiência anterior de combate

16. Papel que vão assumir

17. Capacidades especiais

18. Local atual de trabalho

19. Depósito de segurança

20. Nível de obediência

21. Telefones de contacto

22. Data e local da morte

23. Notas

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG