Começou a construção do muro de Calais
Os operários começaram a preparar o betão para erguer um muro "anti-intrusão" e "antirruído" de quatro metros de altura, que deverá estender-se um quilómetro para cada lado da estrada que dá acesso ao porto de Calais, a algumas centenas de metros da "Selva", um bairro da lata onde vivem entre sete e dez mil migrantes, segundo as fontes.
Os trabalhos começaram sob a vigilância das forças de segurança e sem a presença de quaisquer migrantes.
O muro será composto de painéis de betão armado, encaixados em suportes metálicos, e estará equipado com câmaras de vigilância e de um sistema de iluminação. O projeto é financiado pelo Reino Unido, está orçamentado em cerca de 2,7 milhões de euros, e deverá estar concluído até ao fim do ano, de acordo com um calendário provisório das autoridades locais francesas.
O muro visa, segundo os seus impulsionadores, impedir os migrantes de invadirem todas as noites a auto-estrada. A estrada de acesso, situada perto da "Selva", é tomada de assalto regularmente pelos migrantes, que tentam bloquear camiões para que estes os deixem subir para, assim, poderem chegar clandestinamente ao Reino Unido.