Metro vai ter preço único para as duas zonas a partir de 1 de fevereiro

Publicado a
Atualizado a

Uma viagem comprada através do sistema 'zapping' terá, a partir de 01 de fevereiro, o preço único de 1,15 euros e é válida para as duas zonas da rede do Metro de Lisboa, explicou à Lusa a empresa.

Na atualização do preço dos títulos, o cartão Viva Viagem/Sete Colinas passa a ter um carregamento mínimo de cinco euros, em vez dos atuais dois, e mantém-se as opções de 10 e 15 euros.

Atualmente, uma viagem no sistema 'zapping' custa 1,05 euros para uma zona e uma deslocação para a zona dois (concelhos da Amadora e Odivelas) tem o preço de 1,30 euros.

Segundo a empresa, as bonificações para os carregamentos vão manter-se e o preço do cartão continua a ser de 50 cêntimos.

Na lista atual, um carregamento de cinco euros tem um bónus de 0,15 cêntimos, ao de sete euros corresponde uma bonificação de 0,35 cêntimos, para 10 euros é de 0,75 cêntimos e para 15 euros equivale a 1,15 euros.

O Metro de Lisboa explicou também que o novo passe Navegante é carregado no cartão Lisboa Viva, que mantém os preços para o cartão: sete euros e 3,50 euros para os mais jovens (4_18 e sub23).

A empresa indicou ainda a criação de um bilhete simples - comprado isoladamente - que custará 1,25 euros e é destinado a "clientes ocasionais", sendo eliminados os bilhetes para uma zona ou duas zonas.

No entanto, quem adquirir os bilhetes para uma ou duas zonas antes de 1 de fevereiro poderá continuar a utilizá-los, informou o Metro.

O título válido por um dia para metro e CP, sem limite de viagens, aumenta para cinco euros, ou seja, passa a custar 40 cêntimos mais do que atualmente.

Na zona urbana de Lisboa passa a poder ser usado um único passe, o Navegante, que inclui viagens no Metro, na Carris e na CP.

Com o novo passe, os passageiros podem viajar nos seguintes percursos da CP: Belém-Cais do Sodré (linha de Cascais), Benfica-Rossio e Benfica-Oriente (linha de Sintra), Oriente-Santa Apolónia (linha de Azambuja) e Alcântara Terra-Oriente (linha de Cintura).

Os passes do Metro e da Carris deixam de estar disponíveis para os clientes que os queiram comprar pela primeira vez, porém, os passageiros que tenham carregado os seus cartões Lisboa Viva podem continuar a usá-los até ao final do ano.

Os possuidores dos cartões Lisboa Viva que optem pelo Navegante vão ter descontos de três euros em cada carregamento até 31 dezembro.

A partir de 1 de janeiro de 2013 apenas o Navegante poderá ser usado.

O preço para o Navegante urbano 30 dias é de 35 euros e o para o Navegante rede 30 dias é de 40 euros. O passe de rede pode ser usado nas agora designadas zonas um e dois (Odivelas e Amadora).

Para recarregamentos do Metro urbano 30 dias, o custo é de 29 euros e, no caso do Metro rede 30 dias, é de 35 euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt