Media Lab leva o combate à desinformação às escolas com workshop "Falando da Europa"

Combater a desinformação é uma missão genuína do jornalismo. Foi a partir deste lema que o Media Lab DN e JN orientou mais de 60 alunos no dia 26 de fevereiro, numa sessão virtual realizada com o apoio do Espaço Europa - Representação da Comissão Europeia em Portugal e Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

Com a temática da desinformação como pano de fundo, a sessão, via Zoom, contou com atividades de vídeo, rádio, redes sociais, e, ainda com uma palestra e várias entrevistas a Daniel Rosário, jornalista e chefe de imprensa e comunicação da Comissão Europeia em Portugal.

Divididos por editorias e meios de comunicação, os alunos da Escola Secundária D. Pedro V (Lisboa), Colégio Santo André (Mafra) e Escola Básica e Secundária do Cerco (Porto) reescreveram e gravaram notícias acerca da Europa e elaboraram entrevistas a Daniel Rosário em torno da sua trajetória profissional e dos mecanismos de combate à desinformação e às fake news. Juntamente com os alunos, o jornalista evidenciou as consequências individuais e coletivas da disseminação de notícias falsas e partilhou diretrizes para identificar fake news e combatê-las. Segundo o orador "É muitas vezes difícil (atingir) este equilíbrio entre o que é a liberdade de expressão, o que são opiniões e o que é deturpação de factos... e muitas vezes identificar esta roupagem de opinião que lhes é dada, para propagar ideias que são nocivas para as nossas sociedades e também para nós, individualmente, como cidadãos."

As notícias gravadas foram posteriormente editadas em formato jornalístico televisivo, radiofónico e digital, e disponibilizadas aos alunos. O workshop, além de proporcionar uma atividade diferente de aprendizagem durante o ano letivo confinado, incentiva os participantes a estarem bem informados e a reconhecerem o jornalismo como um dos pilares da democracia.

Para a professora da Escola Secundária D. Pedro V, Deolinda Rodrigues, a atividade do Media Lab proporciona "um momento de reflexão e aprendizagem para os alunos estarem atentos à comunicação social e às inverdades que correm mais rápido que as verdades". No final da sessão, a professora destacou a relevância deste tipo de iniciativas: "É muito importante estes momentos de partilha entre as várias instituições e as escolas, só assim é que podemos crescer."

Celebrando 10 anos de promoção da educação para a literacia mediática, o Media Lab forma crianças e jovens para a importância de acompanhar e interpretar notícias. Com cerca de 13 workshops diferentes, este projeto implementa atividades para escolas e instituições, de forma presencial nas regiões de Lisboa e Porto, bem como on-line para todo o país.

O Media Lab - Diário de Notícias - é um projeto de educação não-formal cuja missão visa a promoção da literacia mediática e da informação, através de atividades lúdico-pedagógicas para todos os públicos - de crianças a seniores - em prol de uma participação cívica informada e ativa.

Saiba como participar no site do projeto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG