Audiências 2015: quem ganhou e quem perdeu

Generalistas caem e canais de notícias sobem. Portugueses preferiram ver reality show da TVI no dia 31

Sem surpresas, a final do reality show da TVI A Quinta foi o programa mais visto do ano, com uma audiência média de 1,24 milhões de telespectadores e 38,3% de share. O Jornal das 8 (TVI) foi o segundo formato com mais audiência, seguido do Jornal da Noite (SIC).

No último dia do ano, o melhor minuto do dia, no conjunto dos quatro canais generalistas, pertenceu à TVI. Às 0.12, altura em que estavam a ser transmitidos os vencedores de A Quinta, a estação de Queluz de Baixo registava 50,6 de share e uma audiência média de 1,5 milhões de telespectadores.

A RTP1 registou o seu melhor resultado pouco depois da meia-noite (26,4% de share), com cerca de 880 mil telespectadores a assistirem à emissão que mostrou as comemorações do Novo Ano de norte a sul do país. O programa Volta ao Mundo 2016 foi visto por uma média de 428 mil telespectadores e registou 13,5% de share.

O melhor minuto da SIC aconteceu às 21.12, durante o Jornal da Noite, com pouco menos de um milhão de telespectadores e 29% de share. Cleopatra garantiu ao segundo canal o momento mais visto do último dia de 2015 (às 22.50, o filme era visto por, aproximadamente, 170 mil pessoas, registando 5,4% de share).

Contas feitas, a TVI foi o canal generalista mais visto no dia da passagem de ano, com 26,6% de share. Seguiu-se a SIC (18,3), a RTP1 (14,5%) e a RTP2 (2%).

As contas de 2015

Os quatro canais generalistas registaram, em 2015, uma quota de mercado inferior à do ano anterior. A TVI continua a ser o canal preferido dos portugueses (22,5% de share em 2015 e 23,5% no ano anterior). A SIC segue em segundo lugar (18,7% em 2015, 19,1% em 2014), a RTP1 em terceiro (14,8% em 2015, 15,6% no ano anterior). A RTP2 registou 2% de share em 2015, menos uma décima do que em 2014.

Números que se explicam com o crescimento de audiência dos canais por cabo, tendência que já se verifica de alguns anos a esta parte: assim, o conjunto de canais de cabo registou, em 2015, um share de 31,1% (contra os 29,3% do ano anterior).

No segmento dos canais de informação, de assinalar a tendência de crescimento da SIC Notícias e da TVI24 e a queda da RTP3. O canal de notícias da SIC registou, em 2015, um share de 1,9% (1,7% em 2014). A TVI24 subiu dos 1,3% de 2014 para 1,6% em 2015. O canal de informação da estação pública de televisão caiu uma décima (0,9%).

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