Alunos de Peniche visitam Media Lab DN

A Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Peniche deslocou-se a Lisboa para visitar o Diário de Notícias.

A visita começou com a visualização de um vídeo sobre os 153 anos de história do jornal, seguindo-se uma formação sobre a evolução dos meios de comunicação.

Depois, foi a vez de os estudantes fazerem as suas próprias notícias, sendo que um grupo idealizou primeiras páginas do jornal e o outro elaborou um noticiário radiofónico.

Por fim, os dois grupos visitaram as redações do Diário de Notícias e da TSF.

O projeto educativo Media Lab tem como principal objetivo promover a literacia mediática e formar cidadãos ativos. Visite o projeto em www.medialab.dn.pt

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

Globalização e ética global

1. Muitas das graves convulsões sociais em curso têm na sua base a globalização, que arrasta consigo inevitavelmente questões gigantescas e desperta paixões que nem sempre permitem um debate sereno e racional. Hans Küng, o famoso teólogo dito heterodoxo, mas que Francisco recuperou, deu um contributo para esse debate, que assenta em quatro teses. Segundo ele, a globalização é inevitável, ambivalente (com ganhadores e perdedores), e não calculável (pode levar ao milagre económico ou ao descalabro), mas também - e isto é o mais importante - dirigível. Isto significa que a globalização económica exige uma globalização no domínio ético. Impõe-se um consenso ético mínimo quanto a valores, atitudes e critérios, um ethos mundial para uma sociedade e uma economia mundiais. É o próprio mercado global que exige um ethos global, também para salvaguardar as diferentes tradições culturais da lógica global e avassaladora de uma espécie de "metafísica do mercado" e de uma sociedade de mercado total.