PR destaca "papel fundamental" de antigo reitor da Universidade de Évora António Santos Júnior

Lisboa, 24 abr 2019 (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do antigo reitor da Universidade de Évora António Santos Júnior, considerando que desempenhou um "papel fundamental" na consolidação desta instituição de ensino superior.

"O Presidente da República lamenta o falecimento do professor António Gonçalves dos Santos Júnior, o qual desempenhou um papel fundamental na consolidação da Universidade de Évora, na sua refundação moderna, tendo sido membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora em 1976 e reitor da Universidade de Évora, entre 1987 e 1994", refere uma mensagem publicada no sítio da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou ainda uma mensagem de condolências à família.

"O Presidente da República apresenta sentidas condolências à família do professor Santos Júnior e à Universidade de Évora, cuja vitalidade e desenvolvimento são um tributo perene ao trabalho e dedicação daquele que foi um dos seus fundadores", acrescenta.

António Santos Júnior morreu na terça-feira, revelou a academia alentejana.

Em nota de pesar, a reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, endereçou "sentidas condolências" à família, amigos e colegas, manifestando que foi "com grande pesar" que tomaram conhecimento do falecimento do antigo reitor da academia.

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.