Autárquicas: Ciclaveiro envia recomendações aos candidatos à Câmara de Aveiro

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Ciclaveiro) enviou um conjunto de recomendações aos candidatos à Câmara de Aveiro que incluem a adoção de ações a curto prazo para reduzir "drasticamente" o trânsito motorizado no interior da cidade.

Numa nota enviada hoje aos jornalistas, a associação diz que as medidas recomendadas foram definidas tendo por base "os reconhecidos benefícios ambientais, sociais e económicos da mobilidade em bicicleta, exemplos de boas práticas e casos de sucesso observados internacionalmente".

Entre as medidas fundamentais está a criação de "uma rede estruturante e outra secundária de percursos cicláveis contínuos e em malha fechada" e o aumento do espaço pedonal.

O Ciclaveiro recomenda ainda que o limite de velocidade de 30 quilómetros por hora seja generalizado a todas as áreas urbanas do concelho e sejam disseminadas zonas de limite de velocidade de 10 e de 20 quilómetros por hora em áreas habitacionais.

"Em todas as passagens para peões existentes no concelho, a faixa de rodagem deverá ser elevada à cota do espaço pedonal", lê-se na mesma nota.

A associação defende também que as receitas provenientes da taxação do estacionamento automóvel deverão ser dirigidas para a implementação e promoção de medidas de mobilidade sustentável e 10% do orçamento da autarquia para modos de transporte deverá ser dirigido para mobilidade em bicicleta.

Outra das recomendações feitas é o desenvolvimento de ações de promoção e sensibilização para a utilização da bicicleta e da mobilidade sustentável.

Para além do conjunto de recomendações, o Ciclaveiro enviou também aos candidatos à Câmara de Aveiro um inquérito no sentido de dar conhecer as estratégias e medidas de cada um para o incremento da mobilidade em bicicleta e ativa em Aveir e para a redução da utiliza ção do automóvel.

Segundo a associação, as respostas dos candidatos a este inquérito serão tornadas públicas durante a Semana Europeia da Mobilidade que decorre entre 16 e 22 de setembro.

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

Pub
Pub