Costa anuncia novo espaço do Centro da Língua Portuguesa em Toronto
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na sexta-feira à noite, durante uma receção com a comunidade portuguesa, que o Centro de Estudos da Língua e da Cultura Portuguesa já tem espaço próprio na Universidade de Toronto.
"Ainda hoje [sexta-feira] foi criado na Universidade de Toronto o Centro de Estudos da Língua e da Cultura Portuguesa. Este é um passo para continuar a valorizar a importância da nossa língua e cultura", declarou António Costa no seu discurso.
Horas antes, o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, tinha assinado o acordo com a Universidade de Toronto.
O primeiro-ministro considerou depois que se trata "de mais uma medida para estreitar as relações bilaterais entre Portugal e o Canadá".
"Este é um trabalho que temos de continuar", afirmou.
O Centro da Língua Portuguesa esteve a funcionar sem espaço físico próprio, mas, por parte das autoridades nacionais, é encarado como uma instituição que "pode ser autossuficiente do ponto de vista financeiro e gerador de receita".
Além das aulas em língua portuguesa, o centro oferece um programa diversificado de atividades culturais que se dirigem aos alunos do programa de estudos portugueses da Universidade de Toronto, como também a um público mais abrangente.
Desta forma, de acordo com o executivo português, este centro adquire uma maior visibilidade no seu objetivo de promoção e ensino da língua portuguesa, sendo o único existente em território canadiano.