Exclusivo Vespa asiática ataca em Lisboa. Este ano já foram desativados 60 ninhos

Os métodos para desativação dos ninhos são cada vez mais inovadores mas esta espécie não é tão perigosa como muitos pensam, pois estas vespas velutinas só atacam quando se sentem ameaçadas.

As vespas velutinas, habitualmente conhecidas como vespas asiáticas, têm sido uma presença cada vez mais habitual na cidade de Lisboa e os meses de março e abril são precisamente os mais propícios à invasão desta espécie. No ano de 2021, os técnicos do serviço de Controlo Integrado de Pragas eliminaram 276 ninhos de vespa velutina e este ano o combate tem prosseguido: de janeiro a maio deste ano foram desativados 32 ninhos primários e 28 ninhos definitivos. As zonas mais afetadas são aquelas que têm mais vegetação, como a Ajuda, Belém, Benfica, São Domingos de Benfica, Lumiar e Olivais.

Na Europa, a vespa velutina foi identificada pela primeira vez em França no ano de 2004, onde terá provavelmente sido introduzida acidentalmente. Em 2010 apareceu no nordeste de Espanha e em 2012 foi detetada na Galiza. Desconhece-se como terá chegado, mas é provável que se tenha tratado de um desembarque de um carregamento de mercadorias provenientes da Ásia. Em Lisboa só foi detetada em finais de 2019.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG