Exclusivo Lisboa. Património abre processo para classificar Bairro das Colónias

Bairro em Arroios é uma das maiores e mais intactas zonas de Art Déco e Modernista da capital. Requerimento do Fórum Cidadania LX demorou três anos a ser aprovado pela Direção-geral do Património Cultural.

A Direção-geral do Património Cultural (DGPC) decidiu abrir um procedimento de classificação do Bairro das Colónias, conforme foi publicado em Diário da República no dia 22 de dezembro. A abertura deste processo surge na sequência de um requerimento apresentado pelo Fórum Cidadania LX a 15 de dezembro de 2017. O objetivo é que este bairro da freguesia de Arroios, um dos maiores exemplos de Art Déco e Modernista de Lisboa, seja classificado como Conjunto de Interesse Público.

"Entendemos que naquela situação, o Bairro das Colónias não tinha proteção nenhuma e julgávamos que merecia ser classificado. É um conjunto intacto de prédios Art Déco e Modernista na cidade de Lisboa, é dos poucos que ainda restam, e era uma injustiça não estar já classificado e protegido pela Lei do Património. Por isso é que decidimos avançar", explica ao DN Paulo Ferrero, do movimento Fórum Cidadania LX.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG