Cascais e Oeiras fazem as suas vindimas esta sexta-feira

O Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Cascais, e a Quinta de Cima, em Oeiras, vão abrir as suas portas à população para que ajudem nas vindimas do Vinho de Carcavelos e do Villa Oeiras.
Publicado a
Atualizado a

Esta sexta-feira, o município de Cascais vai oferecer à sua população a experiência da colheita da uva nas terras do Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Sassoeiros.

Entre 17.00 e até as 20.00, o mosteiro abre as portas aos munícipes previamente inscritos para a vindima das castas Ratinho, Galego Dourado, Arinto, Castelão e, pela primeira vez, Preto Martinho. Após a vindima, haverá uma refeição ligeira e animação com um DJ convidado.

"A colheita de 2023 está estimada em 7800 kg o que deve resultar em 7800 garrafas de Vinho de Carcavelos. Esta é a maior quantidade recolhida em Cascais desde que, em 2017, o Mosteiro de Santa Maria do Mar foi adquirido pela Câmara de Cascais com o objetivo de recuperar o vinho de Carcavelos no concelho e devolver aos vizinhos um espaço verde", explica a autarquia liderada por Carlos Carreiras.

Esta é a terceira edição do evento dedicado às vindimas comunitárias em Cascais e tem como objetivo "promover a recuperação do vinho de Carcavelos, trazer a comunidade ao Mosteiro de Santa Maria do Mar e criar sentimento de pertença e espírito de comunidade".

Segundo explica a Câmara de Cascais, "o mosteiro foi adquirido pela autarquia em setembro de 2017. A vinha, com cerca de 2,7 hectares, foi replantada em 2019 e em 2020 foi enxertada, pretendo agora "melhorar o potencial enológico do vinho de Carcavelos com recurso a castas que caíram em desuso visando uma melhor adaptação ao território e resiliência às alterações climáticas".

Em Oeiras, esta sexta-feira a câmara municipal organiza a tradicional Festa das Vindimas, que assinala o encerramento da vindima do Vinho de Carcavelos 'Villa Oeiras', que tem lugar na Quinta de Cima, a partir das 9.30. Uma festa que é aberta à população.

"A manhã será preenchida com a apanha de uvas e o seu transporte para a Adega do Casal da Manteiga, onde vai ser possível acompanhar os trabalhos de descarga da uva e a sua prensagem", informa a autarquia liderada por Isaltino Morais.

Este evento terminará com um almoço convívio com animação musical.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt