Autarcas de Cascais e Braga finalistas do prémio World Mayor 2021

Os portugueses Carlos Carreiras e Ricardo Rio estão entre os 32 presidentes de Câmara de todo o mundo candidatos ao prémio de melhor do ano.

Carlos Carreiras e Ricardo Rio, respetivamente presidentes das Câmaras Municipais de Cascais e Braga, estão entre os 32 finalistas de todo o mundo ao prémio World Mayor 2021, que premeia o melhor autarca do ano. Da lista inicial de candidatos a este prémio fazia também parte Fernando Medina, presidente da autarquia lisboeta, que no entanto ficou fora da lista final agora divulgada.

De acordo com a The City Mayors Foundation, fundação criada em 2004 por municípios de todo o mundo e que são promotores deste prémio anual, os finalistas agora divulgados pertencem a 21 países, tendo sido escolhidos porque a "liderança durante a pandemia covid proporcionou proteção e garantia às suas comunidades". Assim, para serem eleitos, cada um dos autarcas "precisaram de mostrar consciência das implicações de longo prazo da pandemia".

"Esta nomeação, a exemplo de outros prémios que a câmara recebeu, prestigia essencialmente a capacidade de resiliência de Cascais, a determinação das suas gentes e a sua capacidade de se unir nos momentos difíceis. Paradoxalmente, é uma distinção que dispensávamos, pois significaria que não teríamos este pesadelo da pandemia da covid-19", disse Carlos Carreiras sobre esta nomeação.

Ricardo Rio e Carlos Carreiras estão entre os 17 presidentes de municípios europeus, que incluem os autarcas de Grigny, Grenoble e Saint-Omer (França); Mannheim e Rostock (Alemanha); Milão, San Bellino e Villa del Conte (Itália); Arnhem, Dantumadiel e Roterdão (Holanda); Varsóvia (Polónia); Bratislava (Eslováquia); Helsingborg (Suécia); Manchester (Inglaterra).

Da América do Norte estão nomeados os autarcas de Long Beach, Milwaukee, Richmond e Washington, dos Estados Unidos, e da Cidade do México. Na América do Sul estão nomeados os líderes das cidades de Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Guarulhos (Brasil).

Da Ásia estão nomeados os autarcas de Deli (Índia), Pasig (Filipinas), Raqqa (Síria) e Ancara (Turquia), enquanto de África foram escolhidos os presidentes dos municípios de Kingali (Ruanda) e Freetown (Serra Leoa). Na Oceania, consta o nome da autarca australiana de Melbourne.

Os finalistas estão a partir de agora sujeitos a votação online, sendo que cada um dos votos tem de ser justificado. Serão valorizados, além no número de votos alcançados, os argumentos apresentados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG