Arrábida. Construção ilegal na Praia de Galápos demolida para reduzir riscos

A obra começou esta quinta-feira, está orçada em mais de 156 mil euros e irá melhorar os acessos a uma das praias do Parque Natural da Serra da Arrábida, em Setúbal.

A praia de Galápos, no Parque Natural da Serra da Arrábida, concelho de Setúbal, está a ser sujeita desde ontem a uma intervenção para demolir uma construção ilegal que funcionava como restaurante e que estava sujeita ao galgamento do mar, o que tornava a zona de elevado risco.

Esta intervenção está prevista no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra-Sado e encontra-se igualmente prevista no futuro Programa da Orla Costeira Espichel-Odeceixe, que se encontra ainda numa fase de conclusão. A estrutura que agora está a ser demolida estava sinalizada como sendo de demolição prioritária por envolver potenciais riscos para as populações.

Desta forma, o objetivo primordial desta intervenção é, de acordo com um comunicado da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), "a proteção do litoral e suas populações, antecipando riscos e cenários potenciados pelas alterações climáticas e tem como objetivo principal a prevenção e mitigação do risco associado à erosão e inundação oceânica, resultante do efeito da ação do mar sobre a referida construção, assim como a mitigação do risco de desmoronamento de material rochoso da vertente imediatamente a norte".

Até agora com acessos muito precários, a praia de Galápos vai ainda melhorar significativamente as suas condições de acessibilidade, estando inclusive prevista a construção de um caminho de emergência.

A obra irá decorrer no prazo de 80 dias, pelo que a sua conclusão está prevista para a primeira semana de maio, estando orçada em mais de 156 mil euros. No entanto, o financiamento desta intervenção está assegurado na totalidade através de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável. C.N.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG