Rui Moreira 'lança' candidatura do seu vice-presidente Filipe Araújo
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou esta quarta-feira que o seu vice-presidente, Filipe Araújo, será candidato à liderança do município nas próximas eleições autárquicas. Confrontado com a revelação do edil, Araújo evitou confirmar a candidatura, dizendo que “haverá tempo para falar sobre isso”.
Durante a apresentação do reforço de investimento da autarquia em camiões de recolha de resíduos, no Parque da Cidade, Rui Moreira mencionou a possível candidatura do seu vice-presidente de forma informal. “Olhe, tenho aqui o meu vice-presidente, também vai ser candidato, mas eu estou aqui como presidente de Câmara, não vou fazer considerações sobre isso”, disse Moreira, citado pela Agência Lusa, quando confrontado com o nome de seus possíveis sucessores, e acrescentando que há outros nomes na disputa, como Nuno Cardoso e Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans.
Questionado sobre a sua preferência entre Manuel Pizarro (PS) e Pedro Duarte (PSD), este último ainda não confirmado como candidato, para a presidência da autarquia, Rui Moreira evitou comprometer-se, mas aproveitou a ocasião para dar um empurrão ao nome do seu atual vice-presidente..
Já Filipe Araújo, que além de vice-presidente da Câmara é também líder da associação cívica “Porto, o Nosso Movimento”, recusou entrar em detalhes sobre uma possível candidatura: “Hoje não estamos aqui para responder a isso, portanto teremos tempo para isso.”
No passado dia 17 de janeiro, um grupo de mais de 140 pessoas de diversas áreas assinou um manifesto a apelar para que Filipe Araújo lidere uma candidatura à Câmara do Porto.
Até ao momento, estão confirmadas as candidaturas de Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (“Pensar o Porto”), Vitorino Silva (Nova Direita) e Aníbal Pinto (Nova Direita).