Padrão dos Descobrimentos reabre na sexta-feira
O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vai reabrir ao público na sexta-feira, depois de ter estado fechado durante quatro meses para obras de reabilitação.
“Os trabalhos tiveram como objetivo melhorar as condições de visita, o acolhimento e a qualidade das instalações disponibilizadas ao público, nomeadamente com a remodelação das instalações sanitárias e sua adaptação para pessoas com mobilidade reduzida”, recordou em comunicado aquele espaço gerido pela empresa municipal EGEAC, explicando que também “foi feita a reabilitação dos tetos acústicos da sala de exposições”.
O Padrão dos Descobrimentos vai estar aberto todos os dias das 10h00 às 19h00.
O encerramento temporário do Padrão dos Descobrimentos para uma empreitada de cerca de 150 mil euros foi anunciado a 11 de dezembro do ano passado.
O Padrão dos Descobrimentos foi desenhado pelo arquiteto Cottinelli Telmo e pelo escultor Leopoldo de Almeida para a Exposição do Mundo Português, que se realizou em 1940, tendo por objetivo ser “uma construção efémera” e não permanente, pelo que foi demolido em 1943.
Em 1960, aquando das comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, foi reconstruído em betão e cantaria de pedra rosal de Leiria, e as esculturas em cantaria de calcário de Sintra.