Lisboa ativa plano de contigência para o frio
A Câmara Municipal de Lisboa ativou esta terça-feira o Plano de Contigência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o Frio, devido às temperaturas baixas que se fazem sentir.
O Pavilhão Municipal Casal Vistoso vai funcionar como estrutura adaptada a partir desta terça-feira.
"A ativação do plano implica, entre outros procedimentos, a divulgação nos habituais pontos de concentração, onde irão estar Equipas Técnicas de Rua a efetuar o encaminhamento das pessoas em situação de sem-abrigo para o Pavilhão Municipal Casal Vistoso", pode ler-se no comunicado divulgado pela Câmara de Lisboa.
No Pavilhão vai funcionar o Dispositivo Integrado de Apoio às Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (DIAPSSA) e vão ser servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos.
As estações do Metropolitano do Rossio, Santa Apolónia e Oriente também vão estar abertas à população em situação de sem-abrigo entre as 23:00 e as 06:30.
Na cidade de Lisboa, o Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o Frio é ativado de acordo com alguns critérios, nomeadamente quando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emite "aviso de tempo frio, amarelo ou laranja, que corresponda a valores diários de temperatura mínima que se apresentem entre 3ºC a -1ºC por, pelo menos, 48 horas seguidas".