Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras

Famílias numerosas vão ter estacionamento grátis em Oeiras

Oeiras apresentou esta quinta-feira a nova estratégia para o estacionamento, para facilitar o acesso dos residentes e proteger o comércio local, com duas horas grátis por dia.
Publicado a
Atualizado a

“As famílias numerosas residentes em Oeiras vão ter acesso a um dístico que permite o estacionamento grátis, não apenas na zona onde moram, mas em todo o concelho”, disse o presidente da Parques Tejo, Rui Rei, ao DN, na apresentação da nova estratégia de estacionamento, esta quinta-feira no Palácio Anjos, em Algés. Esta é uma das novidades do plano municipal, depois de, em Novembro, ter sido anunciada a consagração de duas horas gratuitas para os residentes que se inscreverem na app Oeiras Move. Apesar de mais de 3500 estarem inscritos, a autarquia quer que mais pessoas adiram.

“Com o dístico para famílias numerosas damos mais um passo na resposta às necessidades específicas de agregados que têm um maior número de filhos, sobretudo quando ainda são pequenos”, disse o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, lembrando que tem como marca a preocupação social e já foi premiada por ser “amiga das famílias”.

Isaltino Morais demarcou-se igualmente da ideia de ‘caça à multa’, referindo que todos os que estacionam no concelho têm isenção do pagamento nos primeiros quinze minutos, ou seja, ninguém é multado nesse tempo; e se se atrasar a renovar o pagamento, também tem uma tolerância de, no mínimo, meia hora”.

O município atualizou o tarifário de estacionamento no verão, mas Rui Rei destacou que, ainda assim, “é mais barato que nos concelhos vizinhos de Lisboa ou Cascais, assim como os horários de fiscalização são menos alargados”. No fim do ano, a Parques Tejo decidiu acabar com os chamados dísticos verdes, que isentavam os veículos elétricos do pagamento. Rui Rei justificou que essa medida era inevitável, passada a primeira fase do incentivo à transição energética, na medida em que os veículos elétricos ocupam o mesmo espaço e, por outro lado, a isenção estava a discriminar positivamente aqueles que à partida já têm maiores rendimentos. O incentivo agora deverá ser pelo reforço dos pontos de carregamento. É aliás uma tendência geral, disse.

A proteção do comércio local é outra das prioridades com a criação dos tickets pré-pagos que têm um custo de 20 centimos por hora aos comerciantes e incentivam que as pessoas se desloquem a certas zonas para almoçar ou jantar a custo zero.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt