Empresa de Transportes Metropolitanos de Lisboa quer ouvir ideias dos cidadãos para melhorar a mobilidade
A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) quer ouvir os contributos da população para melhorar a mobilidade na área metropolitana. Durante o mês de fevereiro, os cidadãos poderão contribuir para a construção de soluções de transporte mais sustentáveis até 2035 através das “Assembleias Participativas para uma Mobilidade Sustentável na amL”.
Estas assembleias promovidas pela TML reunirão grupos de 25 participantes em cinco encontros presenciais nas cidades de Loures, Seixal, Setúbal, Lisboa e Oeiras. Estes encontros serão oportunidades para "cocriar medidas e ações que contribuam para uma mobilidade mais sustentável para todos.", refere a empresa, em comunicado.
Os participantes poderão sugerir ideias "como novas faixas bus, maior frequência de transportes públicos, integração com bicicletas, mais estacionamentos, passeios inclusivos", entre outras propostas que surgem nas rotinas diárias.
A iniciativa pretende dar voz à população e integrar as suas perspetivas no Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS).
Como participar?
Segundo o comunicado da TML, a participação está aberta a todos os residentes da área metropolitana de Lisboa com mais de 16 anos, interessados em debater e partilhar ideias. As inscrições podem ser feitas no site oficial do PMMUS até o dia 20 de janeiro.
Após a inscrição, os candidatos serão agrupados de forma a garantir a representatividade social nos debates. A confirmação de participação será enviada a partir de 25 de janeiro.