Dimensão dos painéis publicitários na Segunda Circular vai ser reduzida
As dimensões dos painéis digitais de publicidade na Segunda Circular e noutras zonas de Lisboa vão ser "reduzidas substancialmente", anunciou esta sexta-feira o Automóvel Club de Portugal (ACP), após acordo com a câmara municipal e as empresas JCDecaux e MOP.
De acordo com o ACP, o acordo foi já homologado pelo Tribunal Administrativo de Lisboa na sequência da providência cautelar apresentada pelo ACP contra a instalação de até 125 painéis publicitários de grande formato nas principais vias de circulação da cidade, por considerar que representavam "um risco para a segurança rodoviária".
Na providência cautelar, apresentada em setembro de 2024, o ACP disse que não estava em causa a existência de mobiliário urbano com publicidade digital, "apenas a sua localização e dimensão, claramente atentatórias da segurança rodoviária".
Após uma reanálise quanto à instalação dos painéis digitais de publicidade, a Câmara de Lisboa e a empresa JCDecaux concordaram, segundo o ACP, em promover as "alterações consideradas adequadas", no que se refere à dimensão, luminosidade e localização de alguns dos equipamentos correspondentes aos "painéis digitais de grande formato", respondendo às preocupações manifestadas na providência cautelar.