O Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios atendeu mais de 1.200 utentes no primeiro mês de funcionamento, representando 30% dos doentes com pulseiras verdes e azuis que deram entrada nas urgências do Hospital de Santa Maria..Segundo adiantou esta terça-feira a Unidade Local de Saúde Santa Maria, em Lisboa, o primeiro centro de atendimento clínico (CAC) a abrir no país deu resposta a um total de 1.234 utentes entre 01 de agosto e 01 de setembro..A criação dos CAC para atender situações agudas de menor complexidade e urgência, libertando assim as urgências hospitalares dos casos menos graves, é uma das medidas previstas no Plano de Emergência e Transformação na Saúde aprovado pelo Governo..A mesma fonte adiantou que o CAC registou uma média de 40 atendimentos por dia, o que corresponde a "cerca de 30% do total dos doentes verdes e azuis que deram entrada no Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria no mesmo período"..A ULS referiu que, neste primeiro mês de atividade, as equipas do CAC de Sete Rios realizaram ainda perto de 400 atendimentos de enfermagem e 200 exames de diagnóstico..O Serviço de Urgência Central de Santa Maria e a Linha SNS 24 "dividem a grande maioria das referenciações para consultas médicas" no CAC Sete Rios, avançou a ULS, ao adiantar que apenas 16 utentes - 1% do total - tiveram necessidade de reencaminhamento para a urgência de Santa Maria..De acordo a ULS Santa Maria, os números do primeiro mês de funcionamento "demonstram a adequação da referenciação para o Centro de Atendimento Clínico, com um balanço geral de rapidez na resposta e satisfação por parte dos utentes e profissionais"..O CAC de Sete Rios funciona sete dias por semana, entre as 08:00 e as 20:00, e conta com uma equipa de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes administrativos e técnicos auxiliares de saúde, estando também dotado de meios de diagnóstico, como raio-X, análises clínicas e ecocardiograma..Segundo o plano do Governo para o setor da Saúde, os CAC pretendem ser uma alternativa de atendimento a doentes não urgentes ou pouco urgentes, com início em Lisboa e no Porto, mas com intenção de expansão mediante os resultados obtidos e alargamento progressivo a outras áreas urbanas..No final de maio, o Governo aprovou o plano de emergência e transformação na saúde, composto por cinco eixos prioritários, que incluem mais de 50 medidas para serem implementadas de forma urgente, prioritária e estrutural.