Dez pessoas hospitalizadas, nove em estado muito grave, após ataque num comboio em Inglaterra. Há dois detidos
Reprodução X

Dez pessoas hospitalizadas, nove em estado muito grave, após ataque num comboio em Inglaterra. Há dois detidos

Esfaqueamento múltiplo a bordo de um comboio está a ser investigado pela unidade antiterrorista.
Publicado a
Atualizado a

Dez pessoas foram hospitalizadas - nove delas em situação muito grave - após um ataque com faca ocorrido na noite deste sábado a bordo de um comboio que fazia o trajeto entre Doncaster e a estação de King's Cross, em Londres, informa a Sky News.

A polícia britânica declarou a situação como um "incidente grave" e afirma que a unidade antiterrorista está a apoiar a investigação.

O ataque deu-se ao início da noite, pouco antes das 20 horas locais, quando a Polícia de Transportes Britânica foi chamada devido a relatos de um esfaqueamento múltiplo a bordo do comboio das 18h25.

Agentes armados da Polícia de Cambridgeshire entraram no comboio e prenderam duas pessoas relacionadas com o incidente. 

O comboio foi parado junto à estação de Huntingdon, em Cambridgeshire, no leste de Inglaterra, após a mobilização imediata de dezenas de agentes da Polícia dos Transportes Britânica (BTP) e de equipas de emergência.

Segundo as autoridades, dois homens foram detidos no local após o alerta dado por passageiros.

Pouco depois de acionadas as autoridades, a Polícia de Cambridge emitiu um comunicado a informar que recebeu relatos de que várias pessoas foram esfaqueadas no interior de um comboio.

"Agentes armados compareceram ao local e o comboio foi parado em Huntingdon, onde dois homens foram presos. Várias pessoas foram levadas para o hospital", diz o comunicado.

"O incidente ainda está em andamento e a rodovia A1307 foi fechada na aproximação ao centro da cidade."

O ataque ocorreu num comboio da LNER (London North Eastern Railway). A empresa confirmou que todas as linhas foram bloqueadas devido à intervenção policial e pediu aos passageiros que evitem viajar.

“Estamos a enfrentar uma perturbação grave em toda a rede LNER. Os serviços de emergência estão a lidar com um incidente em Huntingdon. O nosso conselho é claro: não viaje. Adie a sua deslocação sempre que possível”, escreveu a companhia em comunicado publicado na rede X (antigo Twitter).

Mais de 30 agentes armados foram destacados para a estação e para o comboio, numa operação de grande escala, conforme se percebeu em alguns vídeos publicados nas redes sociais.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reagiu afirmando na rede social X que “o terrível incidente num comboio perto de Huntingdon é profundamente alarmante”.

Também o autarca de Cambridgeshire e Peterborough, Paul Bristow, comentou nas redes sociais, dizendo estar a receber relatos de “cenas horríveis” no local. “A polícia de Cambridgeshire está no terreno e duas pessoas foram detidas”, confirmou Bristow.

A investigação está em curso e as autoridades pediram aos passageiros que testemunharam o ataque que contactem a Polícia dos Transportes Britânica.

Enquanto isso, centenas de passageiros enfrentam cancelamentos e atrasos em toda a linha leste, com serviços entre Londres e o norte de Inglaterra seriamente afetados.

Ainda não são conhecidas as motivações deste ataque.

em atualização

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt