Vídeo de aula de aeróbica captou o golpe de Estado em Myanmar

Nas imagens são visíveis movimentações de viaturas que vieram a contribuir para o golpe de Estado em Myanmar
Publicado a
Atualizado a

Num vídeo de uma mulher a dar aula de aeróbica são observáveis movimentações de viaturas que vieram a contribuir para o golpe de Estado em Myanmar. Essas viaturas transportavam elementos do exército que se dirigiam para o parlamento do país para assumir o controlo.

O golpe de Estado organizado esta segunda-feira pelos militares em Myanmar (antiga Birmânia) ocorre após anos de uma partilha delicada do poder entre o Governo civil liderado por Aung San Suu Kyi e a classe militar, poderosa no país.

Depois de vários dias a viver sob rumores de ação do Exército para evitar a sessão de posse do novo Parlamento birmanês, previsto para esta segunda-feira, logo às primeiras horas da manhã as Forças Armadas detiveram a prémio Nobel da Paz, Suu Kyi, bem como o Presidente, Win Myint.

YouTubeyoutubemmu2BlXL6qc

Entre as cerca de três dezenas de detidos figuram também vários ministros, ativistas pró-democracia, escritores, cantores, realizadores de cinema e outras personalidades, segundo uma lista oficiosa a que a agência noticiosa espanhola EFE teve acesso.

Imediatamente depois, o Exército declarou o estado de emergência por um ano e colocou os seus generais nos principais postos de comando do país.

Os militares alegam que as legislativas de 08 de novembro de 2020, ganhas pela Liga Nacional para a Democracia (LND, o partido de Suu Kyi), foram marcadas por "irregularidades", alegações desmentidas pela Comissão Eleitoral local.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt