Vaticano. Chaminé para o conclave já está no telhado da Capela Sistina
O corpo de bombeiros do Vaticano instalou nesta sexta-feira a tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, de onde sairá o fumo branco que anunciará a escolha do sucessor do papa Francisco durante o próximo conclave - ou o fumo negro, em caso de votações inconclusivas.
O conclave, que vai reunir os cardeais eleitores a partir de 7 de maio, será precedido por uma missa solene, a Pro Eligendo Papa, seguida por uma procissão dos cardeais até à Capela Sistina. Lá, os 133 cardeais eleitores prestam juramento de cumprir fielmente o ministério petrino - assumir a missão que foi confiada a São Pedro, considerado o primeiro papa da Igreja -, manter sigilo absoluto e rejeitar interferências externas.
Após o juramento, é proclamada a ordem extra omnes - a ordem para que todos os estranhos abandonem rapidamente a Capela Sistina - e apenas os cardeais eleitores permanecerão na capela, acompanhados temporariamente pelo mestre de Celebrações Litúrgicas e um eclesiástico para uma meditação sobre a responsabilidade da escolha.
Durante o conclave, os cardeais estão proibidos de ter contactos com o exterior, como telefonemas, mensagens ou acesso a meios de comunicação social.
Processo de votação
A eleição requer uma maioria de dois terços dos votos. No primeiro dia, haverá uma votação à tarde; nos dias seguintes, duas pela manhã e duas à tarde. Os boletins de voto são queimados após cada sessão, produzindo o fumo - negro ou branco - que indica o resultado.
Se não houver consenso ao fim de três dias, há lugar a um intervalo de um dia, dedicado à oração e reflexão.
Quando o novo papa for eleito, o cardeal decano, Giovanni Battista Re, perguntar-lhe-á se aceita a eleição e qual o nome que deseja adotar. Após a aceitação, o papa assume imediatamente a autoridade suprema da Igreja e o cardeal protodiácono, o francês Dominique Mamberti, anunciará o resultado com a célebre frase “Habemus Papam”, desde a varanda da Basílica de São Pedro, seguida pela bênção Urbi et Orbi concedida pelo novo sumo pontífice.
O conclave terminará com a posse formal do sucessor de Francisco na Basílica de São João de Latrão, em data a ser definida.