Ucrânia "não tem medo de nada nem de ninguém", diz Zelensky

Para Volodymyr Zelensky, o reconhecimento russo da independência das regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk é uma violação da soberania da Ucrânia.
Publicado a
Atualizado a

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta terça-feira que espera um apoio "claro" e "eficaz" do Ocidente face à Federação Russa, em reação ao reconhecimento da independência dos territórios separatistas e subsequente envio de tropas por Moscovo.

Em discurso televisivo ao país, Zelensky afirmou: "Esperamos dos nossos parceiros medidas de apoio claras e eficazes", acentuando que, "agora, é muito importante ver quem é nosso amigo verdadeiro".

Zelensky afirmou que a Ucrânia quer a paz, mas este reconhecimento russo da independência das regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk é uma violação da soberania do país.

No seu discurso, acentuou: "A Ucrânia qualifica os últimos atos da Rússia de violação da soberania e da integridade territorial do nosso Estado".

Acrescentou também que os ucranianos estão "na sua terra", que "não têm medo de nada nem de ninguém" e que "não vão ceder uma única parcela do país".

Antecipou ainda que "todas as responsabilidades pelas consequências recaem sobre os dirigentes da Rússia".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt