Praia na Flórida, EUA.
Praia na Flórida, EUA.

Tubarões atacam três banhistas em poucas horas em praias da Flórida. Mulher teve de amputar braço

Autoridades do estado norte-americano emitiram alerta de risco e estão a patrulhar o mar.
Publicado a
Atualizado a

Uma mulher e duas adolescentes ficaram gravemente feridas depois de serem atacadas por tubarões na costa do Golfo da Flórida, nos Estados Unidos. Autoridades colocaram bandeiras no areal para alertar sobre os riscos elevados. Neste fim de semana, agentes estão a usar barcos para patrulhar o mar, de acordo com a agência Associated Press.

"As bandeiras roxas indicam a presença de vida marinha perigosa e as vermelhas apontam condições de alto risco", disse o Gabinete do xerife do Condado de Bay numa publicação nas redes sociais.

Os ataques ocorreram com diferença de poucas horas. Durante a tarde de sexta-feira (7), uma mulher foi mordida por um tubarão perto de WaterSound Beach. Ela teve ferimentos graves na barriga e num dos braços, tendo mesmo sido amputada.

Menos de duas horas depois, a cerca de 6,4 quilómetros a leste do primeiro ataque, os bombeiros foram acionados "após vários relatos de adolescentes feridos por um tubarão", disse o gabinete do xerife.

Os ataques levaram as autoridades a fechar temporariamente várias praias ainda na sexta-feira, que foram reabertas no dia seguinte com as bandeiras de alerta e reforço de vigilância no mar.

"Tudo o que posso dizer é que estes incidentes são muito raros", disse Demian Chapman, cientista e diretor do Centro de Pesquisa de Tubarões do Laboratório e Aquário Marinho Mote em Sarasota, Flórida. "É ainda mais raro ter dois eventos num dia envolvendo três pessoas", disse o cientista à Associated Press.

O horário dos ataques, no meio da tarde, também foi algo fora do padrão, disse o xerife do condado de Walton, Michael Adkinson. Os funcionários do xerife alertam frequentemente os banhistas para estarem atentos aos tubarões de manhã cedo e ao anoitecer, os seus horários típicos de alimentação, observou ele.

Peixes pequenos viajam em cardumes perto da costa nesta época do ano, o que pode ter contribuído para os ataques, disse o Gabinete do xerife do Condado de Bay.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt