Trump termina negociações comerciais com o Canadá e anunciará em breve tarifa que o país terá de pagar
Donald Trump anunciou esta sexta-feira, 27 de junho, que terminou as negociações comerciais com o Canadá e anunciará em breve uma nova tarifa que o país terá de pagar.
A decisão foi comunicada através de uma publicação na rede social Truth Social e foi tomada após o Canadá ter anunciado m imposto sobre os serviços digitais, frisou o presidente norte-americano, considerando-o "um ataque direto e flagrante" aos Estados Unidos.
"Com base neste imposto flagrante, encerrámos TODAS as discussões sobre o comércio com o Canadá, com efeitos imediatos. Vamos informar o Canadá sobre a tarifa que pagará para fazer negócios com os Estados Unidos da América nos próximos sete dias", afirmou.
Os impostos sobre os serviços digitais são uma forma de os países tributarem os serviços online e arrecadar receitas de grandes empresas que operam online.
Empresas tecnológicas como a Meta, a Apple, a Google, a Amazon e a Microsoft são diretamente afetadas por estes impostos.
Trump tem-se manifestado contra estes impostos durante as negociações comerciais com outros países, referindo-se aos mesmos como "barreiras comerciais não tarifárias".
O Canadá é o maior comprador de produtos americanos, tendo importado 349 mil milhões de dólares no ano passado, segundo dados do Departamento do Comércio. Por outro lado, o Canadá enviou 413 mil milhões de dólares em mercadorias para os EUA no ano passado, a terceira maior fonte de produtos estrangeiros para a economia norte-americana.
O gabinete do primeiro-ministro Mark Carney disse à CNN que o Governo canadiano está a ponderar uma resposta.