Trump reclama passagem gratuita para os navios americanos nos Canais do Panamá e de Suez
EPA/AARON SCHWARTZ

Trump reclama passagem gratuita para os navios americanos nos Canais do Panamá e de Suez

Presidente dos EUA acrescentou que já instruiu o secretário de Estado, Marco Rubio, a agir imediatamente
Publicado a
Atualizado a

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu neste sábado que os navios americanos, tanto militares quanto comerciais, deveriam atravessar gratuitamente os canais do Panamá e de Suez.

“Esses canais não existiriam sem os Estados Unidos da América”, escreveu Trump na sua rede Truth Social, acrescentando que já instruiu o secretário de Estado, Marco Rubio, a agir imediatamente, informa a agência espanhola Efe.

Esta declaração do presidente norte-americano reacende a polémica sobre o Canal do Panamá. Trump defende que o facto de dois dos cinco portos da região serem geridos por um operador de Hong Kong representa uma ameaça de domínio chinês e, por isso, expressou a sua intenção de recuperar a hidrovia para controlo dos EUA, que a construíram no século passado e a operaram por mais de 80 anos, até à sua transferência para o Panamá há 25 anos.

Apesar disso, no passado dia 8 de abril, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, reafirmou, em comunicado conjunto com Panamá, o reconhecimento da soberania panamenha sobre o canal.

O tema dos custos das passagens é um tema sensível e, recentemente, Panamá e EUA concordaram em estudar formas de compensar as taxas cobradas a navios militares americanos.

Em março, a Comissão Federal Marítima dos EUA abriu investigações sobre supostas "condições desfavoráveis" em rotas marítimas estratégicas, incluindo os canais do Panamá e de Suez.

* com agências

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt