Três pessoas esfaqueadas na Gare de Lyon, em Paris

Três pessoas esfaqueadas na Gare de Lyon, em Paris

Um dos principais terminais ferroviários de Paris foi neste sábado o cenário de um ataque com arma branca. O suspeito, aparentemente com distúrbios mentais, foi detido.
Publicado a

Três pessoas ficaram feridas na Gare de Lyon num ataque com arma branca e um martelo, numa zona localizada no subterrâneo da estação. Uma delas terá ficado gravemente ferida.

De acordo com um relatório provisório da Prefeitura de Polícia de Paris, o ataque, que ocorreu por volta das 8 horas da manhã, deixou um homem com uma lesão abdominal grave (sem risco de vida) e dois outros com ferimentos ligeiros.

Uma das vítimas era um guarda de segurança que tentou desarmar o agressor, tendo sofrido ferimentos ligeiros e encontrando-se atualmente em estado de choque.

Segundo a desrição da imprensa francesa, as autoridades mobibilizaram para o local um aparato policial e militar. 

O indivíduo detido, presumível autor do ataque, terá 32 anos e terá nacionalidade maliana, apesar de ter apresentado uma carta de condução italiana.

O homem, que terá problemas mentais, atacou as três vítimas e depois incendiou a sua mochila antes de ser detido pela brigada ferroviária da polícia nacional.

Não são ainda conhecidas as motivações que o levou a ferir aquelas pessoas, tendo permanecido em silêncio durante o ataque.

Até agora, não foi estabelecida qualquer ligação terrorista, embora a investigação tenha apenas começado.

O Ministério Público de Paris foi informado do incidente. Foi aberto um inquérito e entregue ao 2º distrito da Polícia Judiciária, de acordo com uma fonte próxima do caso, citada pela imprensa. A Procuradoria Nacional Antiterrorista informou que estava a observar o incidente. 

As vítimas foram levadas para o hospital. Um jornalista da AFP observou que foi colocado um grande estrutura dobrável para esconder a cena. Mais de uma dezena de polícias fardados e outros á civil com braçadeiras cor de laranja eram também visíveis.

 "Esta manhã, na Gare de Lyon, um indivíduo feriu 3 pessoas com uma faca antes de ser detido. Uma pessoa ficou gravemente ferida. Duas outras pessoas sofreram ferimentos mais ligeiros. Foram tratadas pelos serviços de emergência. Obrigado a todos os que detiveram o autor deste ato insuportável", escreveu o Ministro do Interior Gérald Darmanin no X.

A Gare de Lyon é a estação de comboios mais movimentada de França, à frente da Gare du Nord. É daqui que partem todos os comboios TGV para as estâncias de esqui durante as férias de inverno.

Mais de 100 milhões de passageiros passam pela estação todos os anos, com serviços para o sudeste do país, as regiões de Auvergne-Rhône-Alpes e Bourgogne-Franche-Comté, bem como para a Suíça e Itália.

Polícia descarta ato terrorista e sugere distúrbios psíquicos

 As conclusões preliminares da investigação sobre o ataque à facada que fez hoje de manhã três feridos, numa estação de comboios de Paris, não "sugerem que se trate de um ato de terrorismo", afirmou a polícia.

Segundo a mesma fonte, o suspeito "sofre claramente de problemas psiquiátricos".

O agressor que "reside legalmente em Itália desde 2016, com uma autorização perfeitamente válida emitida em 2019", como atestam os documentos na sua posse, declarou "espontaneamente" que sofria de "problemas psiquiátricos" e foram encontrados "medicamentos" com ele, acrescentou o responsável da polícia Laurent Nunez durante uma conferência de imprensa na Gare de Lyon, uma das principais estações da capital francesa.

O agressor atacou três pessoas que estavam na estação, "com uma faca e um martelo", deixando uma em estado grave, entretanto em situação estável, mas com prognóstico ainda reservado quanto ao risco de vida, disse Laurent Nunez.

Duas outras pessoas sofreram ferimentos ligeiros e uma quarta encontra-se em estado de choque.

"As investigações sobre o seu número de telefone, o seu percurso em Itália e as suas declarações na audiência" permitirão confirmar se "o motivo terrorista pode ser excluído", concluiu o comissário da polícia, apelando à "prudência" quanto às motivações do agressor.

De acordo com o Ministério Público de Paris, foi aberto um inquérito por tentativa de homicídio. A Procuradoria Nacional Anti-Terrorismo declarou estar a acompanhar o caso.

Diário de Notícias
www.dn.pt