Tempestades Goretti e Elli atingem em força França, Reino Unido e Alemanha
CLEMENS BILAN/EPA

Tempestades Goretti e Elli atingem em força França, Reino Unido e Alemanha

Escolas fechadas, estradas encerradas, serviços ferroviários interrompidos e cortes de luz são algumas das consequências do mau tempo.
Publicado a
Atualizado a

As tempestades Goreti e Elli estão a atingir o Reino Unido, a França e a Alemanha, causando cortes de energia, interrupções nos transportes aéreos e ferroviário e encerramento de serviços e escolas devido aos ventos fortes, chuva e neve.

França e Reino Unidos estão a ser afetados pela tempestade Goretti e a Alemanha pela Elli.

No Reino Unido, cerca de 57 mil casas permaneciam na manhã desta sexta-feira, 9 de janeiro, sem energia, de acordo com a rede elétrica britânica, principalmente no sudoeste de Inglaterra, onde mais de 43 mil propriedades foram afetadas pelos ventos fortes que levaram o Serviço Meteorológico a emitir um alerta vermelho.

ADAM VAUGHAN/EPA

Na região de Midlands, no centro do país, cerca de 14.000 casas ainda estavam sem energia, enquanto pouco mais de 500 interrupções foram relatadas no País de Gales.

A British Airways cancelou 25 partidas e aproximadamente 27 chegadas programadas no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Entretanto, o Aeroporto de Birmingham, no centro de Inglaterra, reabriu a sua pista "de forma limitada", e o Aeroporto de East Midlands, nas proximidades, retomou as operações após o encerramento durante a noite devido à forte queda de neve.

A National Rail alertou para interrupções em vários serviços em Inglaterra, País de Gales e Escócia ao longo do dia.

No sudoeste de Inglaterra, os comboios na Cornualha estão suspensos desde a tarde de quinta-feira, e várias linhas permanecem encerradas em Devon, bem como no centro e norte de Inglaterra, incluindo a ligação entre Sheffield e Manchester.

As autoridades locais estão a desaconselhar as viagens desnecessárias, enquanto dezenas de escolas continuam encerradas no País de Gales, no centro de Inglaterra e em grande parte da Escócia, no norte do Reino Unido.

De acordo com o Met Office, a tempestade Goretti atingiu a sua intensidade máxima no final do dia de quinta-feira, com rajadas de vento de 159 km/h registadas no Aeroporto de St. Mary’s, nas Ilhas Scilly, um novo recorde para o local.

Em França, 380 mil casas estavam sem energia às 06:00 desta sexta (05:00 em Lisboa), segundo a operadora da rede elétrica Enedis.

Teresa Suarez/EPA

Uma rajada de vento de 213 km/h foi registada durante a noite no departamento de Manche (noroeste), que foi brevemente colocado em alerta vermelho e onde as escolas permanecerão hoje encerradas.

O porto de Dieppe (noroeste) foi encerrado devido à subida do nível da água, provocada pela tempestade, que também provocou inundações significativas em Étretat e Fécamp (noroeste), segundo a câmara municipal.

Não foram relatados grandes danos nos outros departamentos nas avaliações iniciais da manhã, mas as autoridades estão a pedir às pessoas que continuem a limitar as viagens e a tomar precauções nas estradas. Na região de Île-de-France, o mau tempo provocou a queda de árvores, interrompendo os serviços ferroviários.

Na Alemanha, várias cidades do norte, incluindo Hamburgo e Bremen, planearam fechar as escolas devido à tempestade Elli, que está a trazer neve e ventos fortes.

Tempestade na Alemanha
Tempestade na AlemanhaCLEMENS BILAN/EPA

A maior fabricante automóvel, a Volkswagen, também vai encerrar esta sexta a sua fábrica em Emden (noroeste), onde trabalham 8.000 pessoas, disse à AFP Christian Schiebold, porta-voz do grupo.

Segundo o Serviço Meteorológico Alemão (DWD), esta precipitação será acompanhada de fortes rajadas de vento, levando à formação de bancos de neve.

De acordo com o DWD, as temperaturas mínimas deverão descer até aos -10 graus Celsius este fim de semana, podendo chegar aos -20 em algumas zonas.

O jornal Bild noticiou que os hospitais estão sobrecarregados com o grande número de pacientes feridos em estradas geladas, além de graves interrupções nos transportes públicos e na rede viária em redor de Hamburgo.

A empresa ferroviária Deutsche Bahn prevê interrupções significativas no tráfego ferroviário nos próximos dias.

Mais de 14 mil funcionários estão mobilizados para remover a neve e o gelo das plataformas e dos carris, informou a empresa.

Tempestades Goretti e Elli atingem em força França, Reino Unido e Alemanha
De Paris a Bruxelas, tempestade de neve cobriu a Europa de branco. Veja as imagens

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt