Sócrates com Lula durante a cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa ao presidente brasileiro, em Paris
Sócrates com Lula durante a cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa ao presidente brasileiro, em ParisDR

Sócrates e Lula juntos em Paris

Presidente do Brasil e antigo primeiro-ministro português encontram-se na cerimónia em que Lula recebeu doutoramentos honoris causa da Universidade Paris 8
Publicado a
Atualizado a

José Sócrates e Lula da Silva encontraram-se na manhã desta sexta-feira, dia 6, em Saint-Denis, cidade na região metropolitana de Paris, durante a cerimónia de atribuição de título de doutoramento honoris causa ao presidente da República do Brasil, na Université Paris 8. Os dois políticos coincidiram no poder durante o governo de Sócrates e as primeiras presidências de Lula e mantêm amizade pessoal desde então.

Criada na sequência das rebeliões estudantis de maio de 1968, a Universidade Paris 8 é uma instituição onde lecionaram nomes como o filósofo Michel Foucault ou o psicanalista Jacques Lacan e prestigiada sobretudo na área das Ciências Humanas.

Em discurso, Lula lembrou que hoje “mais de 50% dos alunos da Universidade de São Paulo são negros ou pardos das periferias”, ao defender a política de quotas instituída. E anunciou dois projetos: “uma universidade para os indígenas” e outra "para o desporto, de forma a fazer do desporto um chamariz para que a criança não seja mais levada para o tráfico de drogas”.

Sócrates com Lula durante a cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa ao presidente brasileiro, em Paris
Lula da Silva insta Macron a fechar acordo UE-Mercosul em seis meses

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt