Sismo de magnitude 7,3 atinge arquipélado do Pacífico Vanuatu e faz pelo menos um morto
Um sismo de magnitude 7,3 atingiu esta terça-feira a costa de Vanuatu, no Pacífico, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Há a registar danos em edifícios e viaturas. Pelo menos uma pessoa morreu, avança a Reuters, que cita a polícia.
"Foi o sismo mais violento que já senti nos meus 21 anos a viver em Vanuatu e nas ilhas do Pacífico. Vi muitos grandes terramotos, nunca um como este”, disse o jornalista Dan McGarry à Reuters.
O abalo ocorreu a uma profundidade de 57 quilómetros, perto de Porto Vila, capital da nação insular, e foi seguido de uma réplica de magnitude 5,5 no mesmo local.
Os portais 'online' do Governo de Vanuatu foram afetados na sequência do terramoto.
O USGS alertou para a possibilidade de ondas de tsunami em algumas áreas costeiras de Vanuatu, um grupo de 80 ilhas onde vivem cerca de 330 mil pessoas.
Embaixada francesa destruída, americana com estragos
A embaixada francesa em Vanuatu ficou destruída no terramoto, mas todos os diplomatas estão em segurança, afirmou o embaixador francês.
"Terramoto muito forte em Vanuatu, a embaixada foi destruída, as pessoas ficaram a salvo mas houve muitas vítimas no país, voos suspensos, comunicações cortadas, sem água e sem eletricidade, vamos organizar a ajuda", declarou o diplomata Jean-Baptiste Jeangène Vilmer.
Os Estados Unidos encerraram a embaixada em Vanuatu "até nova ordem", depois do sismo ter causado "danos consideráveis" no edifício, anunciou a embaixada norte-americana na Papua Nova Guiné.
"A embaixada dos Estados Unidos em Porto Vila sofreu danos consideráveis e está encerrada até nova ordem", escreveu a missão diplomática numa mensagem divulgada na rede social X.
Na mesma nota, a embaixada aconselhou os cidadãos norte-americanos em Vanuatu a contactar a representação diplomática dos Estados Unidos na Papua-Nova Guiné "se precisarem de assistência".