São Francisco pede desculpa à população negra por décadas de discriminação
O Conselho de Supervisores de São Francisco, o poder legislativo da cidade norte-americana, pediu esta quarta-feira desculpa à população negra por décadas de políticas discriminatórias, comprometendo-se a "retificar e reparar as políticas e os delitos do passado".
O pedido formal de desculpas consta de uma resolução que foi aprovada por unanimidade e que está a ser divulgado pela agencia de notícias Europa Press.
"Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas este é um primeiro passo para nos comprometermos a restaurar as formas como o racismo insultou a humanidade negra, incluindo São Francisco", afirmou a principal impulsionadora da resolução, a supervisora Shamann Walton.
No outono do ano passado, Walton apresentou a resolução como uma das mais de cem recomendações do Comité Consultivo de Reparações Afro-Americanas de São Francisco e hoje defendeu que, com a aprovação da medida, a cidade deu um passo "histórico" e "há muito esperado".
Para além de pedir oficialmente desculpa à população negra, as autoridades de São Francisco comprometem-se também a fazer "investimentos substanciais, contínuos, sistémicos e programáticos nas comunidades negras para resolver os danos históricos e atuais", acrescentou.
São Francisco torna-se assim a segunda cidade norte-americana a pedir desculpa à sua população negra, depois de Boston ter aprovado uma medida semelhante em 2022, pedindo desculpa pelo papel da cidade "no comércio transatlântico de escravos" e pelos danos causados á população negra.