Pedro Sánchez e Pere Aragonès no Palácio da Generalitat.
Pedro Sánchez e Pere Aragonès no Palácio da Generalitat.EPA/Alberto Estevez

Sánchez na Catalunha para tentar desbloquear governo

Primeiro-ministro reuniu com líder catalão numa semana crucial para garantir o apoio da ERC à investidura de Illa.
Publicado a
Atualizado a

Em plena negociação para a investidura do socialista Salvador Illa como próximo líder do governo catalão, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, reuniu esta quarta-feira com o presidente em funções da Generalitat, Pere Aragonès, que é também coordenador nacional da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Os dois dirigentes comprometeram-se a trabalhar para “culminar” os acordos que estiveram na base do apoio da ERC à investidura de Sánchez.

As eleições catalãs de maio resultaram na vitória dos socialistas, mas sem a maioria absoluta, obrigando Illa a negociar apoios à sua investidura. O prazo final é 26 de agosto, depois do qual será necessário ir de novo a votos, mas a ERC estabeleceu como prazo próprio o final do mês de julho, querendo ainda auscultar a opinião das bases sobre um eventual acordo. É a pensar nessas bases que o partido exigiu a Sánchez a concretização dos acordos já feitos, querendo mostrar resultados.

Na última semana, o governo central desbloqueou 1520 milhões de euros para melhorar o serviço ferroviário regional e para um fundo para investigação e bolsas universitárias. Esta quarta-feira, após o encontro, o governo assinou a passagem de competências para a Generalitat do Rendimento Mínimo de Vida (espécie de Rendimento Social de Inserção). Tudo em “benefício da cidadania”, indicaram em comunicado. Nenhum dos dois líderes falou à imprensa, com o texto a falar de um encontro dentro da “normalidade institucional” e a não mencionar Illa - com quem Sánchez almoçou depois.

A visita do primeiro-ministro a Barcelona surge um dia depois de o Junts per Catalunya, de Carles Puigdemont, ter bloqueado no Congresso espanhol os objetivos de estabilidade orçamental e de dívida pública, pondo em causa o orçamento para 2025.

susana.f.salvador@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt